O Centro de Dia é uma resposta social de apoio e acompanhamento diurno, com capacidade para 40 seniores.
Assegura cuidados individualizados a pessoas que, por motivos de saúde, ausência de retaguarda familiar ou solidão, necessitem de apoio para satisfazer as suas necessidades básicas.
O Centro de Dia promove a articulação com outras respostas sociais, uma vez que podem usufruir de acesso privilegiado aos serviços do Centro de Convívio, do Serviço de Apoio Domiciliário ou de acolhimento temporário na ERPI (Lar de Idosos), constituindo assim uma resposta integrada e tem como objetivos:
- Proporcionar serviços adequados à satisfação das necessidades do utente;
- Promover relações do utente com a comunidade e na comunidade;
- Promover o treino diário de competências e estimulação multissensorial;
- Prestar apoio psicossocial;
- Fomentar relações interpessoais e intergeracionais;
- Favorecer a permanência da pessoa idosa no seu meio habitacional de vida;
- Contribuir para retardar ou evitar a institucionalização;
- Contribuir para a prevenção de situações de dependência, promovendo a autonomia, funcionalidade e independência pessoal e social do utente;
- Facilitar a conciliação da vida familiar e profissional;
- Prevenir doenças degenerativas.
INSTALAÇÕES
O Centro de Dia é um edifício térreo, Sede da FBBQ, rodeado de jardins e muito espaço verde, com:
- Hall e receção;
- Secretaria e serviços administrativos;
- Gabinetes técnicos;
- Salas de convívio;
- Salas de atividades;
- Refeitório;
- Cozinha;
- Biblioteca;
- Quarto de repouso;
- Gabinete de saúde;
- Instalações sanitárias;
- Zonas de banho assistido;
- Lavandaria;
- Espaços exteriores.
SERVIÇOS
- Promoção do bem-estar e do desenvolvimento individual do utente, num ambiente de segurança afetiva, física e psíquica;
- Cuidados de higiene pessoal e de imagem;
- Refeições (pequeno-almoço, almoço e lanche);
- Transporte;
- Atividades lúdico-recreativas;
- Enfermagem de caráter preventivo;
- Terapia ocupacional;
- Acompanhamento Psicossocial.
No decorrer do período de acolhimento, serão efetuados contactos regulares com o utente, por parte da equipa técnica e será elaborado um Plano de Desenvolvimento Individual do mesmo.