A Fundação Bernardo Barbosa de Quadros é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sediada em Sanfins, freguesia de Rocas do Vouga, concelho de Sever do Vouga e distrito de Aveiro.

Tudo começou quando José Maria Albuquerque Tavares Lobo, por não ter filhos, tornou a sua sobrinha, herdeira de todo o seu património. Sua sobrinha, D. Helena de Quadros, era casada com o capitão de artilharia Bernardo Barbosa de Quadros que, por motivos de saúde (era tuberculoso), resolveu vir morar para Rocas do Vouga.

Também este casal não tinha filhos e, depois de morrer D. Helena de Quadros, o capitão legou por testamento o seu património no concelho de Sever do Vouga à Junta da Paróquia de Rocas do Vouga. Morre dois anos depois, tendo sido sepultado junto de sua esposa, no cemitério de Mafamude, em Vila Nova de Gaia.

No entanto, a Junta de Freguesia na impossibilidade de gerir este legado, arrenda, em 1941, a Quinta do Linheiro à Fundação Bissaya Barreto, que lhe deu a designação de Casa de Educação e Trabalho D. Helena de Quadros.

Em 1956 a Quinta volta à administração da Junta de Freguesia por ter cessado o contrato. Quatro anos mais tarde, no intuito de dar seguimento ao desejo do capitão, que doou o seu património em prol da freguesia, foi criada a Fundação Bernardo Barbosa de Quadros, regida por uma direcção composta por dois elementos da Junta de Freguesia, o presidente da Câmara Municipal, o pároco e um professor primário.

Sempre a pensar no desenvolvimento local a Fundação cedeu o espaço onde se encontra a funcionar o Centro de Recreio e Cultura de Rocas do Vouga. Tem também em funcionamento um Polidesportivo onde treina a equipa de futebol do Rocas. Este Polidesportivo está ainda ao dispor das crianças e jovens que aí queiram praticar desporto.